APRESENTAÇÃO

O progresso da medicina e o avanço tecnológico trouxeram para a sociedade moderna a possibilidade de maior expectativa de vida. Para o brasileiro, que há poucas décadas convivia com uma média de expectativa de vida de até 40 anos, o avanço da medicina alterou a realidade nacional, elevando essa média para 70 anos. Isso significa dizer que, associado ao fato de que o índice de natalidade brasileira vem se reduzindo, a população brasileira está ficando mais velha.

Os idosos já representam cerca de 10% de nossa população. No Distrito Federal representam 6% da população, ou seja, mais de 120 mil pessoas. A tendência é que, em futuro próximo, o número de idosos seja equivalente ao de jovens. Diante dessa realidade, governo, sociedade e família precisam promover uma ampla conscientização e priorizar a instalação de políticas de reeducação social em relação à pessoa idosa. É fundamental que se criem mecanismo para uma súdável convivência com a velhice, garantindo a dignidade como um bem legitimamente reconhecido a qualquer ser humano e o respeito aos seus direitos não como algo próprio de minoria a ser protegida, mas como verddeira regra de convìvio de gerações.
Na implementação dessa política, dentre as atribuições vinculadas ao Estado, o Ministério Público possui a missão constitucional de garantir os direitos da pessoa idosa. O CNDI Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, tem o propósito de cuidar dos direitos coletivos e indiviais indisponíveis da pessoa idosa.
Daí a iniciativa deste BLOG, destinada a divulgar as leis direcionadas aos idosos e mostrar o papel de cada um agente - governo, sociedade, família e o próprio idoso - na efetivação das garantias previstas na legislação, especialmente na Lei nº 8.842, de 1994, que institui a Pólítica Nacional do Idoso.

SEJAM BENVINDOS.

FÁTIMA BEYRUTH
"A PROTETORA DOS IDOSOS"

7 de nov. de 2010

10 comentários:

  1. olá Fátima,obrigado pelo convite. Parabéns pela iniciativa com esse espaço em defesa dos idosos.
    abraços.............

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Fátima!
    Sou sobrinho de José da Cruz , um formidável e batalhador pela dignidade dos idosos em nossa cidade.Uma boa semana pra você,ok?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Hervel, seu tio é um exemplo de idoso, nosso orgulho.

    ResponderExcluir
  4. "A família, a sociedade e o Estado tem o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida"
    (Lei 8.842/94) - Política Nacional do Idoso, arti 3º,incisoI)

    ResponderExcluir
  5. parabéns Fátima, nossa Campos precisa de pessoas como você, que dignifica os idosos, bjs

    ResponderExcluir
  6. Amiga parabens por sua inciativa,tenho uma avó de 90 anos e graças a Deus ela é bem cuidada por nós,sinto muita dor quando vejo um idoso ser mal tratado.beijos amiga te ofereço meu selo de seu blog tem um sabor especial e o de amizade.

    ResponderExcluir
  7. Bom domingo ! seu blog é do bem e do próximo,parabéns.Eu não posso ficar de fora dele,sei que um dia ou penso que um dia serei idoso também e quero ter muito apoio das pessoas quando chegar lá,vc sabe amiga Fátima que agente volta a ser criança,dependente em todos os sentidos.Eu não quero me ver no corredor de um hospital,como se não fosse ninguem,como aconteceu com a mãe de um amigo esta semana,que á viu nessa situação e não pode fazer nada e ainda teve que ouvir da chefe do hospital que ele devia dar graças a Deus que ela estava no corredor.Minha sogra teve mal de alzaimer com 60 anos,eu e minha esposa cuidamos dela 7 anos em casa,infelizmente tivemos que transferi-la para o Manoel Cartucho.Sabemos que ela não lembra mais da gente,mais sabemos tambem quem ela é,por isso,nunca deixamos de fazer visitas para ela.Pra terminar gostaria de dizer-lhe: Continue seu trabalho e conte conosco.Abraços 1

    ResponderExcluir
  8. amei su blog,me formo como assistente social agora em dezembro e meu tcc,é sobre idoso e o envelhecimento na sociedade brasileira,tb sou defensora dessas pessoas maravilhosas!!
    parabéns a vc por essa iniciativa!!
    bj.Elane

    ResponderExcluir
  9. Fiquei satisteito com o seu blog, ele além de fornecer informações relacionados ao idoso , mostra que além de ter respeito pela terceira idade é verdadeira a sua causa! Parabéns!!

    Paulo
    www.twitter.com/personalcamilo
    personalcamilo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Da. Fátima,

    Como cidadão, agrada-me ter notícias de iniciativas como estas em prol da divulgação e debate dos direitos que, muitas vezes, não utilizamos para o bem estar de todos nós.

    Desejo muita energia e coloco-me à disposição para a ajuda que for necessária.

    Abs,
    Leo Leite

    ResponderExcluir